Administração e Suporte de Redes - ASR

A Unidade de Administração e Suporte de Redes (ASR) pertence à Gerência dos Serviços de Redes, Suporte, Segurança e Operação do Centro de Informática (CPD) da Universidade de Brasília (UnB). Suas atividades são divididas, basicamente, em duas grandes áreas de atuação. A seguir estas duas áreas serão apresentadas juntamente com as suas atividades correlatas no âmbito da REDUnB (Rede de Comunicação da Universidade de Brasília):

• Técnica: Configuração, instalação, suporte, manutenção e monitoramento de ativos de redes tais como comutadores de dados (switches), pontos de acessos corporativos (access points - AP), controladoras e roteadores de grande porte; disponibilização e configuração de segmentos de endereçamentos IP (Internet Protocol) e planejamento para o desenvolvimento do ambiente da rede cabeada e sem fio (wireless).
  • Estratégica: Análise de anomalias da rede de forma preventiva; elaboração de documentação de referência técnica para licitações no âmbito do rol de redes de dados e estudo de novas tecnologias e protocolos para implementação e atualização na infraestrutura da REDUnB.