Conceito

Lista de Discussão atua como um redirecionamento de e-mail (não é uma conta de e-mail propriamente dita) onde o administrador da lista ao receber uma mensagem eletrônica sobre um assunto específico resolve encaminhá-la para o e-mail da lista de discussão que fará a entrega da mensagem a todos os e-mails cadastrados como membros da referida lista que trata daquele assunto. O objetivo de uma lista de discussão é abranger um número de usuários (membros da lista) que desejam discutir ou ser informados pelo administrador ou moderador da lista sobre um determinado assunto, disciplina, tópico ou pesquisa.

O Software livre utilizado pelo Centro de Informática da UnB para gerenciar e administrar o serviço de Listas é o MAILMAN, totalmente integrado com a interface web, o que facilita aos usuários a administração das suas respectivas listas.

Tipos de Listas de Discussão disponibilizadas pelo Centro de Informática da UnB:

Listas de Discussão: São Listas onde todos os seus membros poderão enviar e/ou responder as mensagens eletrônicas encaminhadas para a Lista e subdividem-se em três categorias:

  • ABERTA – Onde qualquer usuário, mesmo que não inscrito na Lista, possui permissão para postar uma mensagem eletrônica.
  • FECHADA – Somente os membros inscritos na própria Lista pelo seu administrador podem postar uma mensagem eletrônica.
  • MODERADA – Qualquer membro da Lista poderá postar uma mensagem eletrônica, porém, esta mensagem somente será enviada após o administrador ou moderador da Lista liberá-la para envio.

Listas de Divulgação: São Listas apenas de caráter informativo, onde somente o administrador da Lista envia uma mensagem eletrônica e todos os membros cadastrados na Lista a recebem porém estes apenas leem a mensagem, sem discutir o assunto ou enviar uma resposta. Estas Listas são usadas mais para divulgação de boletins institucionais, eventos e como informes das secretarias dos centros de custos da UnB e das faculdades ao seu corpo técnico e acadêmico. O sistema de envio de informes a REDUnB -  InformeUnB é um exemplo de Lista Informativa.

Como solicitar a criação da sua Lista de Discussão ou Informativa ao Centro de Informática

Acesse o sistema eletrônico de abertura de chamados do CPD através do link https://servicostic.unb.br (o login e senha são os mesmos do Webmail UnB).

  • Sugestão do nome da lista (precedida de Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. sem espaços em branco, acentos ou caracteres especiais).
  • Nome completo, e-mail, fones de contato do futuro administrador e/ou moderador da Lista de Discussão/Informativa. Este colaborador deve possuir vínculo com a UnB - docente, pesquisador ou servidor do quadro.
  • Descrição da Lista (dizer a finalidade da Lista) e a sua validade - tempo de duração que a Lista deve ficar ativa. Se este tempo for indefinido, especificar que a Lista é permanente.

Após a abertura deste ticket eletrônico, este chamado deverá ser redirecionado a Unidade de Suporte Avançado do CPD onde será analisado e tendo a sua aprovação, será executada a criação da Lista de Discussão e o seu solicitante receberá um e-mail explicando como deve acessar e administrar a Lista recém criada.

Referência: Informações sobre o MAILMAN, consulte a página do desenvolvedor do projeto em http://www.gnu.org/software/mailman

Central de Serviços CPD – Fones (0xx61)3107-0038/0039/0040 -  www.servicostic.unb.br