O serviço de correio eletrônico (popularmente chamado de e-mail, forma abreviada do termo em inglês electronic mail) é um serviço de troca de mensagens digitais pela internet. Inicialmente, este serviço foi criado somente para o envio de mensagens de texto entre dois destinos, porém com as facilidades da internet qualquer tipo de arquivo digital (imagens, vídeos, áudios, etc.) pode ser enviado como anexo, porém o seu envio/recebimento dependerá de algumas variáveis, como por exemplo, o tamanho e tipo de arquivo a ser enviado e se o mesmo respeita as regras de segurança adotadas pelos servidores por onde a mensagem irá trafegar.

A lógica do serviço de correio eletrônico assemelha-se ao do correio postal tradicional. Ambos permitem enviar e receber mensagens identificadas por um remetente (localizado no campo from: do cabeçalho da mensagem eletrônica) e pelo endereço do destinatário (campo to: ). Se a carta física é entregue diretamente no endereço do destinatário, no caso da carta eletrônica, a mesma será armazenada no servidor de correio eletrônico do usuário ou até mesmo diretamente no seu computador pessoal ou outro meio eletrônico digital do seu uso.

A ideia de incluir o símbolo “@” – leia-se arroba, nos endereços de e-mail foi do americano Ray Tomlinson com o intuito de separar o nome do remetente ao do servidor de correio ao qual a mensagem foi originada. Sua explicação é simples: “@” em inglês, pronuncia-se at e significa “de” em português. Por exemplo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. lê-se fulano oriundo do servidor domínio.com .

A única ferramenta homologada pelo Centro de Informática da UnB para o usuário administrar o e-mail institucional do domínio unb.br é o Webmail UnB (webmail.unb.br). Contudo, qualquer outra forma de acesso usado pelo usuário é de sua inteira responsabilidade e não caberá ao CPD da UnB executar o suporte ou backup a estas ferramentas. O usuário do sistema de correio eletrônico do domínio unb.br é o único responsável pelo conteúdo armazenado em sua conta de e-mail institucional e corresponsável pela sua integridade e acessibilidade.

 

Central de Serviços CPD – Fones (0xx61)3107-0038/0039/0040 - www.servicostic.unb.br