Área Responsável:

SRS – Serviço de Redes e Suporte



Descrição:

O serviço visa permitir a conectividade dos ativos de TI e acesso à internet aos docentes, técnico-administrativos, discentes e prestadores de serviços. Isso inclui a instalação e habilitação de pontos de rede (cabeada ou wireless), sua manutenção, monitoramento e modernização. O serviço possibilita a troca de informações e o desenvolvimento das atividades dos usuários

 

Usuários:

Todos os servidores do quadro permanente da UnB (técnico-administrativos e docentes), prestadores de serviços, estagiários e bolsistas que estiverem trabalhando nas áreas administrativas, laboratórios acadêmicos e  utilizando os equipamentos patrimoniados pela UnB.

 



Serviços Técnicos Relacionados:

  • Habilitar pontos de rede;
  • Abrir portas da RedUnB. (Para mais informações e acesso ao "Termo de Abertura de Portas", clique aqui);

 

Ativos de Rede:

  • Conforme padrões da REDUnB: configurar switches, roteadores, access points, controladoras e outros.
  • Instalar switches, roteadores, access points, controladoras e outros;
  • Remanejar switches, roteadores, access points, controladoras e outros;
  • Troubleshooting em rede cabeada e wireless;
  • Aprovisionar switches, roteadores, access points, controladoras e outros;
  • Abrir chamado técnico com a DIMEQ (quanto a switches, roteadores, access points, controladoras e outros);
  • Abertura de suporte técnico aos switches, roteadores, access points, controladoras e outros ativos sob garantia;
  • Definir enlaces entre switches core e switches de agregação;
  • Reordenar a estruturação das redes cabeadas e wireless conforme interesse da instituição.

 

Ativos e Passivos de Rede:

  • Realizar vistoria dos passivos de rede, switches, roteadores, access points, controladoras e outros.

 

Documentação de Rede:

  • Alocar VLANs e segmentos de rede IPv4 e IPv6 mediante necessidade das redes cabeadas e wireless;
  • Elaborar documentação da rede cabeada e wireless em matéria de topologia física e lógica;
  • Realizar o planejamento da topologia física e lógica das redes cabeadas e wireless;
  • Realizar o planejamento para o desenvolvimento e inovação dos ambientes de redes cabeadas e wireless.

 

Orientações Técnicas:

  • Realizar o planejamento normativo para os ambientes de redes cabeadas e wireless;
  • Realizar o planejamento de uniformização de switches, roteadores, access points, controladoras e outros para a REDEUnB;
  • Orientar a comunidade acadêmica, em âmbito técnico, quanto a assuntos do núcleo de redes de dados;
  • Elaborar documentos de referência técnica para licitações no âmbito do núcleo de redes de dados.

 



Canais de Suporte:

Telefone: 3107-0038/0039/0040

Portalwww.servicostic.unb.br (acesso disponível apenas nas redes da UnB).

 


 


Como Solicitar o Serviço:

Telefone: 3107-0038/0039/0040

O usuário deverá informar nome, matrícula, setor, ramal, relatar o problema ou solicitação que deseja e informar a qual sistema se refere.

  • Para acessar o sistema de chamados clique aqui
  • Primeiramente, o usuário deverá fazer seu login no sistema;
  • O usuário abrirá o chamado sob o departamento ao qual está vinculado;
  • Deverá informar seu nome, matrícula, número do patrimônio do equipamento, localização e ponto de referência do departamento, telefone de contato e horário de atendimento;
  • Relatar o problema, informação ou solicitação desejada.

 



Horário de Atendimento:

De segunda-feira a sexta-feira das 08:00 às 18:00, exceto feriados.

  



Tempo máximo de atendimento:

  • Reitoria – Atendimento em até 12 horas úteis;
  • Secretarias/Departamentos Administrativos – Atendimento em até 24 horas úteis;
  • Demais – Atendimento em até 48 horas úteis.
  • Outras situações, como por exemplo, o desenvolvimento de novos sistemas, poderão ter prazos a serem combinados entre o CPD e o departamento/servidor requisitante.

 

Políticas, Normas e Regras Relacionadas:

  • Todas as solicitações devem seguir as regras do PDTI da UnB;
  • Para o desenvolvimento de novos sistemas, são utilizadas as melhores práticas estabelecidas em metodologias ágeis, como SCRUM e XP, associadas aos conhecimentos em RUP.