Área Responsável: SSI – Serviço de Sistemas da Informação

 

Descrição: O serviço consiste em desenvolver novos sistemas, prestar suporte e realizar manutenções corretivas, adaptativas e evolutivas dos sistemas de informações administrativas homologados. 

 

Usuários: Servidores técnico-administrativos e docentes da Universidade de Brasília que utilizam os softwares homologados.

 

Serviços Técnicos Relacionados:

  • SICONV: Gestão de convênios, contratos e acordos da UnB e respectiva consulta no Portal da Transparência da UnB;
  • SIGESPRO: Gestão de convênios, contratos e acordos da UnB e respectiva consulta no Portal da Transparência da UnB via Web; (Em desenvolvimento)
  • SIGER: Extrair, organizar e imprimir dados advindos de uma fonte previamente definida, de acordo com as necessidades de informação do usuário;
  • SGI: Gestão da locação dos imóveis e administração dos condomînos da UnB;
  • SGIWEB: Gestão de localão de imóveis e administração dos condomínios da UnB via WEB;
  • SIEFI: Sistema de Execução Financeira. Registra e gerencia os créditos e débitos da UnB movimentados na conta única da União;
  • SIMAR: Gestão do Almoxarifado Central, controle do Almoxarifado do CME e auxilío na Diretoria de Gestão de Materiais;
  • SIMARWEB: Gestão do Almoxarifado Central, controle do Almoxarifado do CME e auxilío na Diretoria de Gestão de Materiais;
  • SIMCON: Gestão da dotação orçamentária dos centros de custos para permitir requisição de materiais de consumo junto ao Almoxarifado Central da UnB;
  • SCECME: Gestão de material de controle do almoxarifado da CME/PRC;
  • SIOF: Elaboração da lista de pretendentes a ocupação de imóveis residenciais da UnB;
  • SIPAT: Gestão do patrimônio mobiliário da UnB e das manutenções de equipamentos do CME/PRC;
  • SISOUV: Coordenar as atividades da Ouvidoria, sintetizadas nos aspectos essenciais do atendimento e correto tratamento da manifestação do cidadão e da produção de informações gerenciais, para a tomada de decisão pela esferas dirigentes da administração acadêmica.
  • SISRU: Gestão do Restaurante Universitário;
  • SITAB: Manutenção das tabelas corporativas da UnB;
  • SITRAN: Controle e alocação de veículos utilizados nas atividades acadêmicas;
  • SMI: Armazenamento e recuperação de informações microfilmadas;
  • SAE: Gestão da assistência estudantil;
  • SAEWEB: Gestão da assistência estudantil na web;
  • SIADD: Acompanhamento de desempenho docente; (Não implantado, requer homologação)
  • SINUP: Gestão de números únicos de processos;
  • SCA: Autenticação dos usuários e auditoria de utilização dos sistemas corporativos;
  • SGA: Gestão e organização do atendimento;
  • SEI: Gestão de processos e documentos eletrônicos;
  • ARCHIVEMÁTICA: Gestão e preservação de conteúdos digitais;
  • ATOM: Aplicativo para web destinado a apoiar as atividades de descrição arquivística em conformidade com os padrões do Conselho Internacional de Arquivos;
  • DATAVERSE: Compartilhar, preservar e analisar dados de pesquisa;

 

Canais de Suporte: Telefone: 3107-0038/0039/0040 - Portal: www.servicostic.unb.br (acesso disponível apenas nas redes da UnB).

 

Como Solicitar o Serviço: Telefone: 3107-0038/0039/0040

  • O usuário deverá informar nome, matrícula, setor, ramal, relatar o problema ou solicitação que deseja e informar a qual sistema se refere.
  • Para acessar o sistema de chamados clique aqui
  • Primeiramente, o usuário deverá fazer seu login no sistema;
  • O usuário abrirá o chamado sob o departamento ao qual está vinculado;
  • Deverá informar seu nome, matrícula, número do patrimônio do equipamento, localização e ponto de referência do departamento, telefone de contato e horário de atendimento;
  • Relatar o problema, informação ou solicitação desejada.

 

Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira das 08:00 às 18:00, exceto feriados.

 

Tempo máximo de atendimento:

  • Reitoria – Atendimento em até 12 horas úteis;
  • Secretarias/Departamentos Administrativos – Atendimento em até 24 horas úteis;
  • Demais – Atendimento em até 48 horas úteis.
  • Outras situações, como por exemplo, o desenvolvimento de novos sistemas, poderão ter prazos a serem combinados entre o CPD e o departamento/servidor requisitante.

 

Políticas, Normas e Regras Relacionadas:

  • Todas as solicitações devem seguir as regras do PDTI da UnB;
  • Para o desenvolvimento de novos sistemas, são utilizadas as melhores práticas estabelecidas em metodologias ágeis, como SCRUM e XP, associadas aos conhecimentos em RUP.

 

Dependências Críticas:

  • O computador ou dispositivo em que o sistema será instalado ou já está instalado deverá estar tombado como patrimônio da Universidade de Brasília e conectado à internet;
  • O sistema deverá estar homologado pelo Centro de Informática/CPD;
  • O cadastro para acesso aos Sistemas Corporativos é realizado por meio do Sistema de Controle de Acesso - SCA, que tem por finalidade registrar os sistemas e suas transações (funções), os usuários e suas respectivas permissões de acesso aos Sistemas.
  • A responsabilidade para a concessão de acesso aos Sistemas pertence ao administrador do sistema no respectivo órgão gestor, no qual registrará: os usuários que terão acesso aos Sistemas e qual a condição de acesso que esses usuários serão cadastrados conforme regra do respectivo sistema;
  • As solicitações para acesso, permissões de acesso e desbloqueio de senha devem ser dirigidas aos gestores dos sistemas;
  • Para o desenvolvimento de novos sistemas, a unidade solicitante deve ter os processos de negócio identificados e mapeados;
  • Após a modelagem dos processos de negócio, a documentação gerada nessa iniciativa, bem como o formulário “Documento de Abertura de Projeto” preenchido, deverá ser encaminhada ao Centro de Informática.