Conceito:

 

Política de Grupo (GPO) é uma funcionalidade dos sistemas operacionais Microsoft Windows. É um conjunto de regras que controlam o ambiente de trabalho de contas de usuário e contas de computador. Fornece o gerenciamento e configuração centralizados de sistemas operacionais, aplicativos e configurações dos usuários em um ambiente Active Directory. Controla em parte o que os usuários podem ou não fazer em um sistema de computador.

 

Qual seu propósito?

 

Centralizar políticas para toda uma organização, domínio, sites ou unidades organizacionais .

 

Descentralizar a configuração da Diretiva de Grupos, configurando-a para cada departamento no nível da unidade organizacional.

 

Benefícios:

 

Restringe determinadas ações que podem representar potenciais riscos de segurança, como bloquear o acesso ao gerenciador de tarefas, restringir o acesso a determinadas pastas, desabilitar o download de arquivos executáveis, bloquear o menu executar, painel de controle, definir aspectos de configuração do Internet Explorer como página inicial, sites confiáveis, favoritos e outros.

 

Simplifica a administração atribuindo um conjunto comum de permissões e direitos a várias contas simultaneamente, permitindo simplificar a administração, atribuindo permissões sobre um recurso compartilhado a um grupo e não a usuários individuais. Isso atribui o mesmo acesso ao recurso compartilhado a todos os membros do grupo.

 

Referências:

 

http://comoaprenderwindows.com.br/active-directory/o-que-e-gpo/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Diretiva_de_grupo