Conceito:

 

O NOC (Network Operation Center ou Núcleo de Operações e Controle) é um dos pontos centrais da administração de um ambiente de tecnologia, principalmente quando falamos em boas práticas de TI. Diante do cenário competitivo atual, não fica apenas limitado a coletar informações do ambiente de TI, mas sim, do negócio como um todo, sendo uma ferramenta de apoio a tomada de decisão.

 

Qual seu propósito?

 

Ao coletar informações no ambiente dos usuários é referência no tratamento de incidentes 24 horas por dia 7 dias por semana de forma a agilizar o acionamento das partes envolvidas. Seu funcionamento se dá por meio de profissionais que sabem em tempo real o que está ocorrendo em toda infraestrutura através de sistemas de monitoramento, analisando as inconformidades e evitando indisponibilidades. Os profissionais atuam diante de processos e fluxos específicos homologados para garantir a velocidade nas respostas a incidentes. 

 

Benefícios:

  • Maior disponibilidade possível;
  • Serviço proativo;
  • Telas que consolidam informações importantes (dashboards);
  • Redução do custo operacional com TI;
  • Aumento da satisfação dos usuários e clientes;
  • Maior agilidade na identificação de instabilidades no ambiente.

 

Referência:

 

http://www.unirede.net/servicos/noc/