Conceito:

 

O Windows Server Update Services também conhecido como WSUS é um serviço disponível na família do Windows Server 2008 e Windows Server 2012 que permite ao usuário manter todo o ambiente Microsoft Windows sempre atualizado.

 

Qual seu propósito?

 

Os administradores podem gerenciar e distribuir todas as atualizações necessárias usando o console de gerenciamento. Além disso, pode-se usar um servidor para distribuir atualizações de segurança para outras estações.

 

Outro fator importante é que além das atualizações o servidor também distribui drivers atualizados para os computadores na rede.

 

Benefícios:

 

O WSUS distribui atualizações de segurança para o Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8, Windows 10, Windows Server 2008, Windows Server 2012, Microsoft Office 2003, Office 2007, Office 2010 e Office 2013.

 

Com o WSUS é possível garantir que todos os computadores estejam sempre atualizados com as últimas atualizações de segurança. Funciona sincronizando atualizações e permitindo aos administradores a distribuição automática para os computadores do órgão.

 

O WSUS é disponibilizado juntamente com o AD, não sendo necessário ao usuário solicitar o fornecimento deste serviço.

 

Referência:

 

http://comoaprenderwindows.com.br/active-directory/wsus/